1.000.000.000.000 frames por segundo ? Luz em slow motion !!

Comprimido

http://www.comprimido.pt

Prepare-se para uma revolução na captura de imagens

 

 

http://www.ted.com Ramesh Raskar apresenta femto-fotografia, um novo tipo de imagem tão rápido que visualiza o mundo um trilhão de frames por segundo, tão detalhado que mostra a própria luz em movimento. Esta tecnologia pode um dia ser usada para construir câmeras que podem ver dentro o corpo por dentro  sem raios-X.

 

Todo mundo já assistiu pelo menos uma vez um vídeo em slow motion em que uma bala atravessa frutas e outros objetos (confira um exemplo). A primeira vez que isso aconteceu foi exatamente há 50 anos atrás, graças ao professor Harold Eugene Edgerton e seus experimentos que usavam uma câmera com exposição de um milionésimo de segundo. Hoje, com o avanço da tecnologia já conseguimos fotografar um milhão de vezes mais rápido que isso, afirma o professor do MIT e palestrante do TEDGlobal 2012, Ramesh Raskar.Após essa introdução o professor apresentou a “fotografia-femto”, uma técnica que permite a captura de imagens tão rápido, que é possível criar vídeos em câmera lenta da luz em movimento. Esse conceito desafia o que entendemos por câmera. Assista ao vídeo abaixo com a demonstração de uma “bala” de luz atravessando uma garrafa de refrigerante:Parece algo corriqueiro não é? A plateia do TEDGlobal ficou boquiaberta quando o professor explicou que isso aconteceu em menos de um nanosegundo (são necessários um bilhão de nanosegundos para se completar um único segundo).

Em seguida, o professor mostrou um outro vídeo. Um pulso de luz atingindo um tomate, num movimento semelhante ao de ondas criadas por uma pedra atirada em um lago. O curioso é que mesmo após a luz se apagar, o tomate continua iluminado por alguns instantes.

Qual a explicação? O tomate está maduro, isso faz com que a luz penetre-o e rebata dentro dele. Conseguem imaginar no futuro, quando tivermos femtocâmeras em nossos celulares? Poderemos reconhecer frutas maduras no supermercado com a ajuda deles.

Porém, o professor Ramesh Raskar guardou a possibilidade mais incrível dessa tecnologia para o fim da palestra. Manipulando a luz, o equipamento é capaz de enxengar através de obstáculos, dando a volta neles. Segue um experimento feito por sua equipe:

Existe ainda um caminho a percorrer antes que essa tecnologia saia dos laboratórios. Contudo, o que ela pode realizar no futuro é realmente empolgante. Carros poderão evitar colisões ao detectar um outro na próxima curva. Operações de resgate serão capazes de encontrar pessoas através de escombros. Os cientistas já podem começar a pensar em uma nova geração de equipamentos de imagem para a área da saúde.

E para fechar com chave de ouro sua maravilhosa palestra ele anuncia: tudo isso agora é open source. Qualquer um pode ter acesso ao que já foi desenvolvido. Sua esperança é que criativos, inventores, curiosos e comunidade científica voltem os olhos para essa tecnologia e desenvolvam aplicações para ela.

Com a faca e o queijo na mão, agora é só uma questão de tempo.

TEDTalks é um podcast de vídeo diário das melhores conversas e desempenhos da conferência TED, onde os pensadores mais importantes do mundo e executores dar o que falar de suas vidas em 18 minutos. Entre os oradores incluíram Al Gore sobre as alterações climáticas, Philippe Starck em design, Jill Bolte Taylor em observar seu próprio curso, Nicholas Negroponte em One Laptop per Child, Jane Goodall sobre os chimpanzés, Bill Gates sobre a malária e mosquitos, Pattie Maes na Sexta “”tecnologia wearable, e” sentido perdido “produtor JJ Abrams sobre o fascínio do mistério. TED significa Technology, Entertainment, Design e TEDTalks cobrir esses temas, assim como a ciência, negócios, desenvolvimento e das artes. As legendas e legendas traduzidas em várias línguas estão agora disponíveis no TED.com, em http://www.ted.com/

 

fonte:

http://www.programadavinci.com.br/post/tedglobal-2012-prepare-se-para-uma-revolucao-na-captura-de-imagens

Comprimido

http://www.comprimido.pt

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

You might also likeclose