Com o desenvolvimento das plataformas digitais é cada vez mais fácil para as empresas distribuírem conteúdos próprios com os seus clientes e consumidores. É importante entendermos que o conteúdo pode ter vários formatos, mas neste artigo vamos focar-nos em conteúdo audiovisual.

#1 – Vídeo Institucional

Tudo começa aqui. Com um vídeo institucional. Há hoje em dia empresas que ainda nem existem e já têm os seus vídeos institucionais. Um vídeo institucional serve para dar a conhecer a sua empresa ao mercado. Um vídeo institucional é também um conteúdo que ajudará a sua empresa a testar a sua ideia de negócio num determinado mercado ainda por explorar. No lançamento de novos produtos é usual criar-se vídeos institucionais de modo a testar conceitos de produto e assim receber retorno para que no futuro o investimento em publicidade seja feito de acordo com os inputs do teste de vídeo institucional.
Este vídeo institucional, servirá de guia para a sua empresa se posicionar no mercado. Crie um vídeo institucional e partilhe com os seus amigos/colaboradores e clientes, actuais e potenciais. Esteja atento ao feedback dos seus vídeos institucionais. Esse feedback poderá determinar o sucesso da sua empresas.

Veja aqui um exemplo

#2 – Vídeo Motivacional

Por demasiadas vezes sentimos que os nossos colaboradores estão abaixo de todos os objectivos humanamente possíveis de alcançar… Uma sugestão, eles estão desmotivados. Sabendo isto, vou sugerir que realize um vídeo motivacional para enviar a todos os seus colaboradores.

Há uma fórmula mágica para realizar um vídeo motivacional. Umas frases inspiradoras, acompanhadas com imagens do dia-a-dia da sua empresa, tudo isto harmoniozamente criado em torno de uma música clássica de carácter bélico. Acredite, assim se faz um vídeo motivacinal, um vídeo que os seus colaboradores vêem e sentem um arrepio na espinha. Para motivar, ainda mais, os seus colaboradores, quando estiver a realizar o seu vídeo motivacional, peça aos mesmos que participem enviando-lhe fotografias e frases para compor o seu vídeo motivacional. Com o envolvimento dos seus colaboradores, logo desde o íncio, está a garantir que o seu vídeo motivacional seja um sucesso quando for lançado.

Veja aqui um exemplo

#3 – Vídeo do evento de quadros

É natural que sempre que haja novidades na sua empresa crie um evento para os quadros da mesma, afim de numa única oportunidade dar a conhecer os seus objectivos para o futuro próximo. Aproveite esses momentos para criar também contéudos de divulgação interna e para os seus parceiros de negócio.
Crie um vídeo do evento de quadros, com as principais ideias e informações que pretende transmitir aos seus colaboradores e parceiros. Durante o evento há excesso informação no local e é por essa mesma razão que é importante criar um vídeo do evento para que possa comunicar as principais ideias aos seus colaboradores e estes a retenham na sua memória. Com este vídeo do evento está a garantir que as suas equipas não percam informação importante, e também está a refrescar a memória de todos os que estiveram presentes do local do evento.

Veja aqui um exemplo

#4 – Vídeo Evento de Teambuilding

Se a sua empresa faz investimentos neste tipo de acções aproveite estes eventos para criar um conteúdo em vídeo. Os eventos de teambuilding reforçam a motivação dos seus colaboradores assim como fortalecem o espírito de equipa. Quando acontecerem esses dias especiais na sua empresa aproveite para registar os melhores momentos e edite um vídeo do evento. Esse conteúdo em vídeo ajudará a transmitir a filosofia da sua empresa para o seu público interno e externo. Os seus clientes e parceiros vão querer assistir a momentos divertidos que a sua empresa proporciona aos colaboradores. Esses conteúdos em vídeo reforçam a afinidade entre a sua empresa e as pessoas que fazem parte dela, e os seus clientes, aproximando-os emocionalmente.

Veja aqui um exemplo

#5 – Livestream de Eventos

Aproveite os seus eventos corporativos para comunicar os seus novos produtos e serviços aos seus clientes e parceiros. Para além de criar vídeos sobre os eventos da sua empresa afim de os comunicar numa fase posterior do seu evento, aproveite a tecnologia existente para mostrar em directo tudo em que a sua empresa está envolvida. Permitir que os seus clientes assistam em directo aos seus eventos fará com que estes se sintam mais próximos da sua empresa. Em muitos casos está desde já a garantir que todos saibam em primeira mão, e pelas suas palavras, todas as novidades da sua empresa.


#6 – Vídeo Reportagem

Vá para a rua falar com os seus clientes. Peça-lhes opiniões. Se a sua empresa está empenhada em lançar, por exemplo, um novo produto ou serviço, porque não ir para a rua e realizar um vox pop onde pergunta potenciais clientes se o seu produto ou serviço é útil para as suas vidas? Além de aumentar a curiosidade sobre o seu lançamento está também a realizar uma pequena pesquisa de opiniões sobre comportamento do consumidor.

#7 – Vídeo Blog ou Vlog

Um dos formatos de edição em vídeo mais populares da internet é o vídeo blog ou vlog. Este formato é muito simples. Uma câmara a apontar para uma única pessoa a falar. Essa pessoa relata o seu dia-a-dia e/ou explora um determinado tema até extrair as suas próprias conclusões. Nos dias de hoje este formato pode ser utilizado para uma melhor comunicação interna das chefias para com os seus colaboradores. Com estes vídeos blogs ou vlogs está também a reforçar a sua proximidade com clientes e parceiros de negócio.

Veja aqui um exemplo

#8 – Vídeo Informativo

Pode inspirar-se no modelo de vlog e criar conteúdos de vídeo (semanal ou mensal) para a sua empresa. Crie um vídeo informativo para os seus colaboradores. Este vídeo informativo é um best of de tudo aquilo que pesquisa durante o seu dia-a-dia e que pretende partilhar com as suas equipas. Partilhe em video tudo o que considerar interessante sobre o mercado onde está inserido o seu negócio, as tendências, melhores práticas, casos de sucesso. Construa vídeos informativos para partilhar as melhores notícias e novidades sobre o seu negócio.

#9 – Vídeo de Natal

Esta é uma das alturas do ano em que as pessoas gostam de celebrar tudo o que a vida tem de bom. A família, a amizade, a solidariedade… Aproveite este tempo para criar um vídeo de natal onde a sua empresa pratica uma boa acção, onde a sua empresa é a estrela do Natal.

#10 – Vídeo das Férias

Quando está de férias, ou os seus colaboradores, porque não partilhar conteúdos sobre as suas experiências? Motive a sua equipa para que lhe enviem vídeos das férias. No final, na reentrée, edite todas as imagens e crie um vídeo de férias da sua empresa.

 

 

www.reffoioscunha.com