Fase 2 do vídeo: Evolução Revolução

Comprimido

http://www.comprimido.pt

 

DCMO

Edwin Wong, Diretor Sênior de Pesquisa Estratégica B2B & Insights da Yahoo, subiu ao palco no terceiro dia da Cimeira da CMO Digital e a sua sessão abordou a Fase 2 do vídeo: Evolução Revolução. Ele partilhou a maneira como o Yahoo! está a ajudar marcas a entenderem como aproveitar melhor a arte de contar histórias para se ligarem  melhor com os consumidores. Em baixo, Edwin fornece um resumo detalhado de sua sessão apresentada na Cimeira CMO Digital.

Em 2009, o Yahoo! encomendou um estudo para ajudar os comerciantes on-line a entender como eles poderiam tirar proveito da revolução emergente do vídeo online. Em apenas dois curtos anos, temos observado uma mudança em vídeo online que sinaliza um amadurecimento deste formato de mídia. Considerando que a fase 1 do vídeo online foi uma revolução, a fase 2 é uma evolução. Esta evolução está a acontecer em três frentes: hábitos de consumo de vídeo, a partilha de conteúdos de vídeo e conteúdo do vídeo em si. Os comerciantes precisam entender esta mudança de forma eficaz para atingir os seus consumidores neste formato verdadeiramente envolvente.

No seguimento ao nosso estudo inicial, algumas questões-chave foram respondidas nesta pesquisa:

■ Como o consumo de vídeo online e hábitos dos telespectadores mudaram nos últimos 2 anos?
■ Que tipo de conteúdo de vídeo é visto e o que os consumidores esperam ver mais no futuro?
■ Como o valor da produção profissional do vídeo tem impacto no conteúdo e receptividade do anúncio?
Metodologia

Yahoo! parceria com Interpret a falou com mais de 4.100 espectadores de vídeos on-line sobre a sua experiência de visualizações nas últimas 24 horas.

Principais conclusões

1. Grande crescimento

O Vídeo continua a crescer muito, principalmente  filmes de longa duração completos e programas de TV. Num dia 57% assistiram a um vídeo online, um aumento de 33% a desde 2009. No entanto, os clipes curtos ainda representam a maioria dos vídeos assistidos, cerca de 75%.

Proportion of Content Type

 

2. Video on line  no turno da noite

Houve um aumento acentuado, 30 pts, em audiência de vídeos online no horário entre as 18:00-21:00. A audiência durante o horário comercial “” (nove horas – cinco horas) diminuiu, com a maioria dos vídeos vistos na noite em que os telespectadores estão em casa. O crescimento de serviços como Netflix e Hulu (ambos os quais têm mais do que dobro em 2009) já devem ter ajudado o crescimento do streaming de vídeo durante a noite.

I Watched in the Past 24 Hours

3. Streams mais partilhadas, mas menos shares

Embora tenha havido um aumento geral nos streams que são partilhados, o percentual de visitantes que partilham vídeos diminuiu nos últimos dois anos. Apenas 26% dos entrevistados afirmaram que realmente partilhou o vídeo que acabou de assistir, em comparação com 34% em 2009. Curiosamente, quem partilha vídeo em geral é mais velho, o segmento demográfico 25-54 cresceu de 64% para 72%. Descobrimos que a demografia dos mais velhos são menos propensos a partilha de vídeos, contribuindo assim para uma menor proporção de participantes de vídeo online.

4. A receptividade do anúncio aumenta com a qualidade da Produção

Receptividade de publicidade em vídeo aumenta quando ele está vinculado ao conteúdo produzido profissionalmente. Descobrimos que para os vídeos profissionais, os telespectadores são significativamente mais propensos a memorizar o anúncio, reter informações sobre o produto ou recordar a marca que está  a ser anunciada. Anúncios relacionados com conteúdo profissional também são mais propensos a serem visto como relevantes para os consumidores.

 

Professionally Made vs Made by People Like Me

5. Se fizer um video, eu vou assistir – Mesmo que seja curto

Quando se trata do vídeo online, metade seguirá uma série on-line original para aprender coisas novas e 60% pretendem encontrar videos pequenos mas produzidos profissionalmente  no futuro. Cerca de 70% que assistem a estes clips encontraram por meio da sua homepage, em sites de conteúdo ou indo a um site de vídeo diretamente.

6. Vídeo +

Os consumidores apresentam maior engadgement a vídeos profissionalmente produzidos e ligados à “mixed media”, como os artigos. Eles também são mais receptivos aos anúncios num ambientes de vídeo que inclui conteúdo. 57% dos espectadores de vídeos online dizem que gostam de assistir a um vídeo ao lado de um artigo. Descobrimos também que quando um vídeo é exibido numa página que inclui um artigo, os telespectadores são mais propensos a assistir o vídeo para obter mais informações. Hoje o um consumidor tem uma mentalidade mais aberta para a publicidade.

 

Video Alone vs Video + Article

Conclusão

Como o vídeo online continua a crescer e tornar-se mais mainstream, uma evolução está  a ocorrer  em três frentes: hábitos de consumo, o espectador que partilha o conteúdo de vídeo e até mesmo o conteúdo do vídeo em si. Ao compreender isto os anunciantes podem maximizar o envolvimento do consumidor, selecionando o conteúdo de vídeo apropriado e nos sites de acordo com sua estratégia de marketing.

Implicações no Marketing

■ online Primetime. Com a ascensão meteórica da audiência de vídeos online entre 06:00-09:00, o vídeo online tornou-se uma oportunidade viável para se conectar com os consumidores durante o horário nobre. Capitalizar essa tendência através da integração de TV e publicidade em vídeo online.
■ Curto, mas Professional. Produzir vídeos curtos em sites de vídeo de grande porte e provedores de conteúdo.
■ Anunciar no Conteúdo correcto. Os consumidores reagem muito mais positivamente aos anúncios colocados ao lado do conteúdo profissional, por isso certifique-se de saber que conteúdo será alinhado com os seus anúncios.
■ Social é Sobre clipes curtos. Conseguir “viralocity”, investindo em publicidade criativa que se alinha com o desejo de  partilhar conteúdos dos consumidores.

Download – apresentação completa de Edwin Wong aqui.

 

fonte:

http://blog.compete.com/2012/05/23/digital-cmo-series-edwin-wong-senior-director-b2b-strategic-research-insights-yahoo/?goback=%2Egde_3950237_member_118278604

Comprimido

http://www.comprimido.pt

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

You might also likeclose