Marketing Digital – os melhores canais para cada área de negócio

Comprimido

http://www.comprimido.pt

O marketing digital é uma das ferramentas mais importantes para qualquer área de negócio. Para que consiga chegar aos seus potenciais clientes é importante saber os canais onde deve estar presente e comunicar. Por isso, neste artigo vamos falar-lhe de Marketing Digital – os melhores canais para cada área de negócio. Fique atento e saiba qual aquele em que deve investir.

Retalho

O Facebook é para onde deve direcionar as estratégias de marketing digital, porque é aqui que estão os seus clientes. Esta rede social permite-lhe ainda agregar à sua página outras plataformas que podem ajudar o seu negócio, como a opção de e-commerce. Uma plataforma de e-commerce torna mais fácil aos seus clientes obterem os seus produtos. É o segundo canal onde deve apostar.

Setor Automóvel

No setor automóvel, os motores de pesquisa, como o Google, são os canais de marketing digital mais indicados para comunicar com os seus potenciais clientes. É a esta plataforma que eles recorrem para procurarem mais informações. Por isso, é importante ter uma boa estratégia de SEO e, pontualmente, recorrer ao Google Adwords.Uma boa presença nas redes sociais também é importante. Aqui, o Facebook serve como uma espécie de fórum online onde as pessoas partilham as suas experiências e as suas compras. Os seus potenciais clientes vão procurar e ter em conta toda esta informação antes de tomarem uma decisão.

 Educação

Na educação, as estratégias de marketing digital devem estar direcionadas para os conteúdos. Os blogs difundem a informação e os conhecimentos, o que os tornam ótimos canais para atingir o seu público-alvo. Através dos conteúdos pode não só promover a sua instituição de ensino, mas também atrair novos estudantes.

Depois destes canais estarem estabelecidos, precisa de trabalhar um outro: o SEO. Assim, os seus potenciais clientes, quando estiverem à procura de cursos ou de uma instituição de ensino, podem encontrá-lo rapidamente nos motores de pesquisa. Considere utilizar uma opção paga, como o Google Adwords, no início do ano letivo ou quando estiver a promover um curso específico.

Viagens

Aqui, os clientes são influenciados por estímulos visuais. Por isso, as redes sociais devem ser muito bem trabalhadas a nível do marketing digital. O Instagram é um ótimo canal para promover fotos das viagens e, assim, cativar novos clientes. Já no Facebook tem a oportunidade de partilhar não só conteúdo, mas também feedback de atuais clientes.

O segundo canal de marketing digital que deve desenvolver é o SEO e o Google Adwords. Primeiro, o seu potencial cliente faz uma pesquisa online sobre os destinos que lhe interessam. Se aparecer sempre nos primeiros resultados, eventualmente esse cliente irá até si para saber mais informações sobre os seus serviços.

Construção

Aqui, o Google é também o sítio privilegiado onde o cliente procura informação. Assim, o canal de marketing digital mais importante a trabalhar é o SEO, para ter a certeza que potenciais clientes encontram a sua empresa na pesquisa. Considere também integrar nas suas estratégias opções pagas, como o Google Adwords.

O Facebook é o segundo canal de marketing digital onde deve fazer a divulgação da empresa. Aqui, pode divulgar os seus serviços e, mais importante, difundir o seu portefólio online com remodelações e mostrando o “antes e o depois” das intervenções.

A criação de um canal no Youtube também é uma boa estratégia para ensinar a fazer projetos DIY de construção, responder a dúvidas ou mesmo fazer demonstrações de produtos ou serviços. Desta forma, vai mostrar ao seu cliente o seu conhecimento e competências na área

Banca e Finanças

Um balcão virtual deve ser o canal principal das suas estratégias de marketing digital, seja num site ou numa aplicação. O objetivo é facilitar o acesso dos seus clientes às suas contas e informações pessoais sem que se tenham de dirigir à sua empresa.

O marketing digital veio permitir que esta área de negócio consiga ser mais interativa e, assim, captar mais clientes. Por isso, o passo a seguir é utilizar o Facebook, não só para divulgar os seus serviços, mas também para conseguir conectar-se com os seus clientes e potenciais clientes.

Saúde

Na área da saúde, desenvolver bons conteúdos é o passo mais importante quando optar por um canal de marketing digital. A este deve seguir-se uma boa estratégia de SEO. Estudos revelam que cerca de 77% dos pacientes fazem uma pesquisa online antes de consultar um médico. Se não tiver já uma boa estratégia em andamento, o Google Adwords é um ótimo aliado para quem está a começar.

Depois destes dois canais, está na hora de passar para o Facebook para divulgar os serviços que a clínica/hospital disponibiliza, assim como os seus médicos.

Imobiliário

No imobiliário, o Google continua a ser o principal canal de marketing digital onde tem que ter uma boa presença. Quem anda à procura de casa para comprar, recorre principalmente à pesquisa para encontrar a “casa dos seus sonhos”. Por isso, trabalhe numa boa estratégia de SEO e considere, no início, optar pelo Google Adwords.

Se o seu negócio está mais orientado para o arrendamento vai encontrar potenciais clientes nos grupos do Facebook. Assim, este é o segundo canal para o qual deve direcionar as suas estratégias.

Restauração

O Google é o canal mais importante a desenvolver aqui, principalmente o Google+ e Google Maps, uma vez que é através destas plataformas que os seus potenciais clientes o vão procurar. Aliás, é a estes canais que os turistas recorrem para conhecerem os melhores restaurantes da cidade que estão a visitar.

Os portais de lazer, como a NIT e o Sapo Lifestyle, são canais de marketing digital onde tem que estar. Estes portais não só divulgam o seu restaurante, como criam buzz nas redes sociais pela quantidade de pessoas que leem e partilham esses artigos.

O passo seguinte é apostar no Instagram. Atualmente, todas as pessoas querem partilhar as suas experiências, nomeadamente gastronómicas, com fotos e hashtags. É aqui que o Instagram faz a diferença: com o recurso a hashtags, principalmente se estas o identificarem, o seu restaurante consegue chegar a um maior número de pessoas, quase sem esforço.

Comprimido

http://www.comprimido.pt

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

You might also likeclose