Quer se destacar durante a sua procura de emprego? Faça um currículo em vídeo!

Comprimido

http://www.comprimido.pt


Quer se destacar durante a sua procura de emprego?

Faça um currículo em vídeo!


Alguma vez escreveu uma carta de apresentação profissional através do seu e-mail e desejou tê-la tornado um pouco mais pessoal? Efectivamente, pode fazê-lo! Como? – Através de um currículo em vídeo.

Com a redução dos preços e dos recursos profissionais necessários para a produção de vídeos, está a tornar-se cada vez mais fácil criar um currículo neste formato. Os currículos em vídeo são valiosos na sua busca de trabalho: permitem-lhe quebrar a barreira digital da contratação apresentando a sua individualidade, ajudando-o assim a destacar-se dos outros candidatos.

Como fazer um currículo de vídeo?

Materiais necessários:

Primeiramente, como pretende gravar a sua imagem? Recomendamos algumas opções, dependendo do seu orçamento:

ScreenFlow (para Mac): O ScreenFlow é um excelente software de gravação. Extremamente fácil de usar, providencia também recursos de edição de vídeo. Experimente a demonstração livre antes de se comprometer a comprar de forma a garantir que este software satisfaz as suas necessidades.

ScreenToaster: Está à procura de uma alternativa gratuita? Então ScreenToaster é o software ideal para si. Basta que se registe no site e pode começar a gravar! Permite capturar o seu ambiente de trabalho, a gravação de vídeo e muito mais.

Conta YouTube: É completamente gratuita e fornece-lhe algumas estatísticas úteis, como o número o número de visualizações dos seus vídeos, bem como um link público que pode copiar e colar na sua correspondência electrónica.

Estou apresentável?

Acredite ou não, sua aparência é muito importante! Um currículo de vídeo é, de alguma forma, uma entrevista. O que significa que deve vestir-se e arranjar-se como se se fosse encontrar pela primeira vez com o gestor de recursos humanos de uma empresa.

Isto significa que…

Senhores: Usem camisa, casaco e gravata. É sempre melhor vestido de uma forma mais formal para uma entrevista do que revelar algum desleixe. Veja a sua imagem no espelho antes de iniciar a gravação, e certifique-se que não tem restos do seu pequeno-almoço entre os dentes!

Senhoras: Este é o momento perfeito para vestir um bonito fato de saia casaco. Na maioria dos casos, as mulheres têm o cabelo mais longo do que os homens. Seja consciente disso e certifique-se de que, na imagem gravada, o seu cabelo não está desgrenhado. Adapte o ângulo da sua câmera para que o vídeo se foque no seu rosto e não no seu cabelo.

Defina o seu plano de fundo:

Uma vez reexaminada a sua aparência, deverá agora definir o espaço onde vai gravar o seu vídeo, optimizando as suas características:

Luzes: Torna-se mais fácil iluminar o plano de fundo do seu vídeo durante o dia. Se escolher gravar o seu vídeo durante a noite, deverá testar uma combinação de pontos de luz direccionada para o seu rosto (como num estúdio de noticiário). A iluminação directa vai dirigir a atenção do vídeo para o seu rosto, em vez de a fazer recair sobre o plano de fundo da sua gravação.

Câmera: Encontre o melhor ângulo de câmera para começar a gravar. O nível do seu olhar deve estar nivelado com a objectiva da câmera, como se estivesse a olhar directamente para o gerente que o poderá contratar. Além disso, evite planos picados (de cima) e contra picados (debaixo) porque vão fazê-lo parecer mais volumoso do que realmente é.

Conte a sua história:

Chegou a hora de gravar! Escreva um esboço dos tópicos que gostaria de abordar na sua apresentação. Dê o seu melhor para manter o vídeo conciso, não é preciso contar a sua história desde que nasceu! O comprimento do seu currículo de vídeo não deve ultrapassar um minuto. Aqui estão três temas chave para se concentrar na venda do profissional que há sem si, num currículo de vídeo:

Apresente-se: curto e harmonioso! “Olá, o meu nome é (…) e venho por este meio candidatar-me para o cargo de (…) que se encontra disponível. Eu ajusto-me perfeitamente a este posto de trabalho porque (…)”. Esta é a sua hipótese de expor o valor que o seu trabalho pode significar para a empresa contraente. Cite um exemplo específico (que pode provir da descrição do trabalho). O seu perfil deve-se enquadrar perfeitamente nas aptidões requeridas nessa citação, de forma a demonstrar que a sua contratação poderá significar uma mais valia para a produtividade da empresa.

Agradeça por terem despendido o seu tempo: Mais uma vez, mantendo um discurso curto e harmonioso, acrescente algo como “Espero poder vir a responder a algumas perguntas que avaliem as minhas capacidades para a prática excepcional deste trabalho. Agradeço que tenha despendido do seu tempo para assistir ao meu Vídeo Currículo.”.

A chave do sucesso não passa por dizer o que está escrito no seu Curriculum Vitae. Em vez disso, concentre-se em exemplos específicos de como a sua intervenção pode melhorar a produtividade do posto de trabalho a que se candidata, e em provar que poderia desempenhar formidavelmente esse trabalho!

Lembre-se, esta é a primeira oportunidade que vai ter para quebrar a barreira digital com um potencial empregador. Dispense um pouco do seu tempo e concentre-se em provar o seu potencial valor para a organização, acentuando seus pontos fortes e sua experiência.

Boa caça ao trabalho!

Este artigo é da autoria de Mike Krass, o fundador de The Anti Resume, um blog sobre trabalho que se propõe a ajudar jovens profissionais a viajar na selva que se tem revelado o mercado de trabalho e a procura do primeiro emprego, contando com assessores especialistas em carreira e recursos humanos. Pode encontrar mais conteúdo de qualidade através de @theantiresume no Twitter, ou na página oficial do Facebook Anti Resume.

 

FONTE:

http://myfootpath.com/mypathfinder/stand-out-during-job-search-make-a-video-resume/

Comprimido

http://www.comprimido.pt

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You might also likeclose