17 argumentos que comprovam a eficácia do vídeo!

17 argumentos que comprovam a eficácia do vídeo!

O vídeo é, cada vez mais, uma poderosa ferramenta de promoção da marca e crescimento de negócios online. Há hoje mais consumidores a interagir com vídeo do que alguma vez houve. Deste modo, o vídeo é uma forma de atraente de promover o envolvimento, gerando resultados como cliques, partilhas e vendas. Em suma, é uma das melhores formas de expor uma marca.

Mas não acredites só em nós, apresentamos-te 17 argumentos que comprovam a eficácia do vídeo!

  1. Em 2019, o consumo de vídeo online aumento em 80%.
  2. O Facebook gera, em média, 8 mil milhões de visualizações de vídeo por dia.
  3. O Youtube regista um crescimento de 100% (por dia) no consumo de vídeos através de dispositivos mobile.
  4. 55% da população mundial vê vídeos online todos os dias.
  5. 92% dos consumidores de vídeo faz partilha dos mesmos.
  6. 90% dos consumidores afirmam que a produção de vídeo ajuda no processo de tomada de decisão.
  7. Vídeos nas redes sociais geram 12 vezes mais partilhas do que a combinação texto-imagem.
  8. Posts com vídeos no Facebook gera 135% mais alcanço orgânico do que posts com imagens.
  9. Incluir um vídeo na tua página pode aumentar as taxas de conversão em 80%.
  10. 64% pessoas que assistem a um vídeo ficam mais predispostas a comprar um produto/serviço.
  11. Empresas que utilizam vídeo disfrutam de 41% mais tráfego.
  12. 59% dos executivos seniores admitem que, numa página onde há vídeo e texto disponível, preferem ver o vídeo do que ler o texto.
  13. As pessoas passam 3 vezes mais tempo a ver vídeos em direto comparativamente a vídeos gravados.
  14. Vídeos em e-mails aumentam entre 200% e 300% a hipótese de o destinatário seguir um call to action.
  15. O conteúdo de vídeo mais eficiente é: testemunhos de consumidores (51%); tutoriais (50%) e vídeos de demonstração (49%).
  16. 80% dos consumidores recordam um vídeo a que tenham assistido nos últimos 30 dias.
  17. 67% dos marketers consideram o vídeo marketing uma ferramenta de sucesso.

Agora queres mesmo usar vídeo e não sabes como?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Nós damos-te umas dicas!

  • Usa os teus vídeos para contar a história da tua marca! Permite que os utilizadores sintam a mesma paixão pelo mercado e pelo teu produto.
  • Vídeos live-streaming são a “moda” do momento! Aproveita as vantagens do live do Facebook e das stories do Instagram para apresentares o teu novo conteúdo, partilhares notícias de última hora ou convidares os teus seguidores para o backstage do teu próximo evento.
  • Faz upload de vídeos diretamente do Facebook (em vez de partilhares conteúdo do Youtube) para aumentares o alcance orgânico.
  • Cria vídeos específicos para cada produto. Ilustra como se podem usar, quais os seus benefícios, recursos e especificações.
  • Publica o conteúdo do blog em formato vídeo para que tenhas mais alcance.
  • Inclui vídeos nos teus e-mails – e não te esqueças de inserir a palavra “vídeo” no assunto!
  • Usa um calendário para te ajudar a organizar, planear, agendar e programar os vídeos para que coincidam com as tuas metas de negócio.

Não sabemos qual é o teu negócio. Mas sabias que há tipos de vídeo de que todos os negócios podem usufruir? Vamos apresentar-te tipos e tips!

Vídeos de Produto

Estes vídeos enfatizam as utilidades e benefícios do produto, envolvendo exemplos e, especialmente, o público-alvo. Estes são especialmente benéficos para utilizadores que estão indecisos no processo de compra.

Além disso, podes também fazer vídeos que deem conta de upgrades e novas funcionalidades de um produto. Estes vídeos podem ilustrar as novas capacidades do produto e, assim, aumentar a venda do mesmo. Mais do que isso, são uma excelente oportunidade para que os teus consumidores possam conhecer as caras por detrás dos nomes associados ao produto.

Tempo de produção

Estes vídeos podem ter longos períodos de produção, com múltiplas edições e revisões. Contudo, alinhar perfeitamente o conceito e o script, bem como envolver os principais interessados, podem ser as partes mais longas do processo.

Por outro lado, os vídeos que dão updates do produto tendem a ser vídeos com um tempo de produção mais curto, aproximadamente entre 3 a 4 horas de trabalho desde a escrita do script à publicação nas redes sociais.

Extensão do vídeo

O vídeo deve ter uma duração que varia entre os 2 e os 5 minutos, de forma a ter mais sucesso.

Métricas importantes

As visualizações repetidas são uma métrica importante. Podem significar que há uma parte do conteúdo que não está clara e que leva as pessoas a repetir o vídeo; ou pode mostrar que os consumidores estão entusiasmados com o conteúdo.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Vídeos de Explicação

Estes são vídeos educacionais que ensinam o consumidor a resolver determinado problema. Este problema pode ou não estar relacionado com a utilização do teu produto. Sabes que este vídeo vai resultar quando vires diminuir as questões que chegam à tua support team.

Uma das vantagens destes vídeos é que o seu conteúdo pode vir a ser útil mesmo anos depois da sua publicação.

Tempo de produção

Estes vídeos requerem um longo processo de planeamento orientado para os detalhes; para isso são necessárias cerca de 20 a 24 horas para a produção de um vídeo deste tipo.

Extensão do vídeo

Estes vídeos devem ter entre 2 a 5 minutos. Por isso, o conteúdo deve ser dinâmico e atrativo.

Métricas importantes

Engagmente é a palavra-chave. Mas é também importante que analises quais as partes do vídeo que os utilizadores viram mais do que uma vez; será que há uma parte que precisa de uma melhor explicação?

Vídeos de Integração

Mostra aos teus consumidores aquilo que tens para oferecer e fá-los sentirem-se bem-vindos à comunidade que estás a formar. Estes vídeos ajudam o teu cliente a começar uma relação com o teu produto “com o pé direito”. É, por isso, importante que reserves um tempo para polir as mensagens que vais passar, de forma a garantires que são importantes e valiosas.

Tempo de produção

Tens de pensar bem sobre o conteúdo que queres produzir. Estes vídeos podem levar vários dias desde a ideia à publicação.

Extensão do vídeo

Estes vídeos tendem a ser ligeiramente maiores que os anteriores, podendo ter entre 5 a 10 minutos.

Métricas importantes

O engagmente é importante! É fundamental que tenhas novos clientes a assistir ao vídeo e a seguirem para outros canais de informação.

Vídeos de Treinamento Interno

Aqui tens oportunidade de dar um ajuda aos membros da tua equipa, nomeadamente a novos membros que estejam assoberbados com trabalho e que precisem de uma mãozinha. Ao apresentar o produto e a empresa através de um vídeo podes economizar algum tempo (e stress). E, além disso, estes vídeos podem ser consultados por qualquer um dos funcionários que necessite.

Tempo de produção

Habitualmente estes vídeos demoram entre 1.5h a 3h a estar concluídos.

Extensão do vídeo

Os vídeos devem ter a profundidade que achares necessária para que os teus funcionários estejam bem informados. Não te preocupes se tiveres de ocupar cerca de 10 minutos do seu tempo.

Métricas importantes

Um dos teus principais objetivos é que os teus funcionários vejam o vídeo do início ao fim. Assim, a taxa de visualizações e a taxa de engagment são ambas importantes. E não te esqueças que, mesmo neste caso, as métricas são uma boa forma de perceberes se o teu conteúdo está a resultar junto do teu público-alvo.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Vídeos Testemunho

Pessoas influenciam pessoas – é este o mindset deste tipo de vídeo. Estes vídeos podem mostrar o verdadeiro impacto do teu produto em pessoas reais. Ouvir os consumidores e ver o produto em ação é bastante mais atrativo do que ler um parágrafo.

Tempo de produção

Estes vídeos podem demorar entre 1 a 2 dias a serem produzidos. No entanto, este tempo depende sempre do quanto te tens de deslocar para falar com o consumidor em causa. É também preferível que seja a tua equipa de vídeo a fazer as filmagens, de modo que a imagem da produção seja semelhante à imagem que manténs noutros conteúdos.

Extensão do vídeo

Este vídeo deve ter uma duração que pode variar entre os 5 e os 10 minutos.

Métricas importantes

A taxa de visualização e a taxa de conversação são fundamentais para perceberes se este tipo de vídeo está a resultar.

Vídeos Promocionais

Estes vídeos funcionam como convites pessoais. Estejas a convidar para uma conferência, um webinar ou visita ao escritório, os vídeos promocionais apresentam o evento e, ao mesmo tempo, dão ao público uma ideia da marca.

Tempo de produção

A produção destes vídeos poderá ir desde 1 hora a vários dias, dependendo do tipo de evento que estás a promover.

Extensão do vídeo

Os vídeos devem ser curtos e sucintos, podendo ir de 1 a 3 minutos.

Métricas importantes

A métrica mais importante é a taxa de visualização, afinal o objetivo é que os consumidores tenham conhecimento do teu evento.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Vídeos de Cultura da Empresa

Este tipo de vídeos pode ser sobre qualquer coisa. O importante é mostrar quem são as pessoas por detrás da marca, enquanto funcionários individuais mas também enquanto entidade coletiva. Este tipo de vídeo pode também ser utilizado enquanto forma de recrutamento, mostrando aos futuros empregados qual o ambiente que poderão encontrar na tua empresa.

Tempo de produção

A produção deste vídeo é relativamente rápida, podendo variar entre 1 e 2 horas. Aproveita! Estes vídeos nunca são demais!

Extensão do vídeo

Despendendo do conteúdo estes vídeos podem ir desde menos de 1 minuto a mais de 5 minutos. Tens liberdade total!

Métricas importantes

O mais importante aqui é perceber se o teu vídeo passou despercebido ou se as pessoas viram e clicaram play.

Vídeos Voicemail

Mensagens de voz com vídeo! São vídeos de baixo custo e alta recompensa que os funcionários podem usar para se conectar com os clientes. Pensa neles como versões aprimoradas de correios de voz. Usando apenas a câmara do computador, podes apresentar-te a um potencial cliente de forma memorável ou responder rapidamente à pergunta de um cliente.

Tempo de produção

Este tipo de vídeos é rápido. Demoram, no geral, 5 minutos. Não tens de pensar demasiado, apenas sê tu mesmo.

Extensão do vídeo

Estes vídeos tendem a ser super curtos, geralmente têm menos de 1 minuto.

Métricas importantes

Podes mandar este vídeo a apenas 1 ou 2 pessoas, por isso não te preocupes com o número de visualizações. É mais importante o número de clientes que consegues levar até aos teus canais de comunicação.

Social Videos

Seja qual for a tua rede social de eleição (Facebook, Instagram, Twitter, ou uma combinação de várias), os vídeos que aí alojas geram tráfego para o teu website ou cria awareness por apenas existir nos teus perfis.

Tempo de produção

Uma vantagem deste tipo de vídeos é que podes facilmente adaptar conteúdo que tenhas feito para outros propósitos, como promoções de eventos ou updates de produtos. Assim, estes vídeos podem ser produzidos em meia-hora (se já existirem) ou cerca de 2 horas (se tiverem de ser criados).

Extensão do vídeo

Estes vídeos devem ter uma extensão máxima de 2 minutos. Mas quanto mais curtos, melhor!

Métricas importantes

Dependendo da plataforma, podes ter de analisar o número de visualizações, de likes, de partilhas e/ou de comentários.

Apresentação de Vendas

Este tipo de vídeo pode ser uma arma secreta de vendas, especialmente se estiveres a trabalhar com clientes por todo o mundo. Há muitas vantagens em usar uma apresentação de vendas pré-gravada, e uma delas é o tempo.

Tempo de produção

Dependendo de onde o lead está no funil de vendas, podes simplesmente acrescentar uma linha amigável, com algumas capturas de ecrã do produto e/ou site, ou podes conduzir uma inspeção mais ampla, respondendo a perguntas ou recapitulando reuniões anteriores. De qualquer forma, a montagem deste vídeo pode demorar entre 1 ou 2 dias.

Extensão do vídeo

Este vídeo deve ter cerca de 3 minutos para que possas ir direto ao detalhe, responder a perguntas e terminar com um call to action.

Métricas importantes

Estes vídeos são pensados para pequenas audiências e, por isso, as métricas mais importantes são o engagment, a taxa de visualizações e a taxa de conversão.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Live Streams

No que diz respeito a live streams, há inúmeras possibilidades. Se já estás a realizar conferências, a conduzir seminários ou a partilhar anúncios de grandes produtos com o teu público, podes facilmente transformar esses eventos numa transmissão ao vivo para atingir um público mais amplo.

Tempo de produção

A produção de um live stream está toda na configuração, pois não há nenhum processo de pós-produção. Na maioria dos casos e, especialmente, se estiveres a transmitir um discurso ou anúncio, convém usar um tripé para manter a imagem estável. Certifica-te de direcionar os alto-falantes e, dependendo do local e da hora do dia, podes querer adicionar um pouco de iluminação extra. Permite-te ter tempo para definir a cena e, assim que as câmaras estiverem a gravar, a produção terminará quando o evento terminar.

Extensão do vídeo

Dependendo dos eventos, os live streams podem durar entre vários minutos a várias horas.

Métricas importantes

In-the-moment egagmenté a chave ao transmitires um live stream. O Facebook também mostra o número de pessoas que assistiram a todo o live stream e o número de pessoas que assistiram por dez segundos ou mais, para que possas ver quão bem-sucedido foste em manter o interesse do público. Assim, é importante também adaptares as métricas à plataforma na qual decorre o stream.

Teasers para Redes Sociais

Embora o teu conteúdo principal possa estar no site, é provável que os teus clientes estejam no Twitter, Instagram e Facebook com mais frequência. Então, posta vídeos teaser lá, cria um link para a versão mais longa e cria consciência dessa forma.

Tempo de produção

Para este tipo de vídeos podes criar o conteúdo do zero ou podes adaptar imagens que já tenhas. A maior parte do trabalho reside na edição, mas se já tiveres conteúdo gravado consegues um vídeo deste tipo em 5 minutos ou menos.

Extensão do vídeo

Os teasers devem ser curtos e interessantes. A sua duração deve rondar os 30 segundos.

Métricas importantes

O mais importante nos teasers é que eles levem os consumidores para as versões longas do conteúdo; portanto o mais importante a analisar é a taxa de conversão.

Vídeos para Podcast

Uma das melhores maneiras de espalhar a palavra é desenvolver muito conteúdo relacionado ao podcast. Filma cada episódio e corta clipes complementares, como cenas de bastidores. De seguida, publica os vídeos no site e nas redes sociais.

Tempo de produção

Não vais precisar de muito mais tempo para a produção dos vídeos do que aquele que já utilizas na produção do podcast. Aproximadamente 20 minutos para reunires as condições de filmagem e editares o vídeo. Tcharan!

Extensão do vídeo

Estes vídeos geralmente variam entre os 30 e os 60 minutos, mas claro que o tamanho depende do tamanho do episodio do teu podcast.

Métricas importantes

Como o mais importante é levar as pessoas ao podcast, é importante que tenhas em atenção o crescimento do podcast em comparação com o número de visualizações do teu vídeo.

Séries de Vídeos

Este tipo de conteúdo pode contribuir para o crescimento da tua marca a longo prazo, de uma forma que outros tipos de vídeo não conseguem. Cria conteúdo envolvente e episódico e deixa os espectadores assistirem a todos os seus programas diretamente no teu site.

Tempo de produção

Produzir uma série de vídeos pode levar algum tempo: desde decidir o conceito e descobrir como o encaixar na estratégia de marketing até obter a luz verde do CEO e de outras partes interessadas importantes, existem algumas etapas extras que podes precisar de. Mas, tal como investir na marca é normalmente uma tarefa a longo prazo, a criação de uma série também costuma ser um esforço contínuo e de longo prazo. Recomendamos despender de alguns meses para preparar toda a pré-produção em ordem e, em seguida, avançar com o agendamento de suas filmagens.

Extensão do vídeo

Talvez seja uma boa opção experimentar a duração do vídeo, já que não há muitos dados de referência disponíveis sobre as séries da web. Podem surgir episódios com apenas 10 minutos e outros com 42 minutos. Descobre primeiro o que queres dizer e só depois deves preocupar-te com a duração de cada episódio.

Métricas importantes

Por ser um investimento a longo prazo, é criado para resultados a longo prazo. Se queres medir o sucesso a curto prazo, usa métricas de reconhecimento da marca, como visualizações; para provar que tens o conceito certo, usa métricas de engagment, como comentários e partilhas nas redes sociais.

Documentários e Longas Metragens

À semelhança da série de vídeos, os documentários e longas-metragens são uma apostas na criatividade e são investimentos profundos na marca. E, assim como as séries de vídeo, os filmes também são investimentos inteligentes. O streaming tornou o vídeo de formato longo extremamente popular – afinal, os teus clientes e potenciais clientes estão mais abertos para assistir a vídeos do que nunca. Então, por que não chegar até eles com um longa-metragem?

Tempo de produção

O tempo de produção de um longa-metragem varia. Se tens uma equipa a trabalhar nisso a tempo inteiro, provavelmente poderá concluí-lo mais rápido. Mas, planeia trabalhar nisso por pelo menos 6 meses a um ano.

Extensão do vídeo

Uma longa-metragem tem, por definição, uma duração de pelo menos 40 minutos. O tempo médio de um filme nos EUA é de 110 minutos. Portanto faz o teu filme à tua medida!

Métricas importantes

Fazer um documentário significa que desejas causar um impacto muito além da tua organização e da tua base de clientes existente. Para um projeto tão grande, talvez seja melhor aumentar o zoom nas métricas da marca de longo prazo.

Temos a certeza que várias ideias te surgiram depois de teres conhecimento de todas as vantagens e tipos de vídeo ao teu dispor. Se precisares de apoio, contacta-nos. Estamos sempre prontos para meter ideias a funcionar!

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

www.comprimido.pt

www.comprimido.pt

"Onde Quando e Como eu Quiser"

subscreve ✅ http://bit.ly/ONDEQUANDOCOMO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *