Publicidade online cada vez mais próxima de anúncios na TV
Há cada vez maior aceitação de anúncios típicos de TV na Web por parte dos utilizadores. Esta é uma das conclusões de um estudo recente da National Association of Broadcasters (NAB) nos Estados Unidos.
Feito a partir de uma amostra de 2,5 mil milhões de anúncios, obtida através da plataforma de gestão de anúncios de vídeo Adobe Auditude, o relatório mostra que o consumo de anúncios em vídeo online está a começar a espelhar o dos tradicionais anúncios de TV, abrindo a porta a um maior potencial de receita para empresas de media.Indica-se também que existem altos níveis de compromisso da audiência com os anúncios que são transmitidos durante eventos online em directo e intervalos comerciais que passam durante os conteúdos.Os dados da análise, realizada durante o segundo semestre de 2011, revelam ainda que os utilizadores são espectadores mais “comprometidos” quando assistem aos anúncios a partir detablets ou smartphones.A percentagem da conclusão de visualização de conteúdos em dispositivos móveis é mais alta do que qualquer outro ambiente (94%), salienta a Adobe, sugerindo que os utilizadores móveis estão mais receptivos a assistir a anúncios, em troca dos conteúdos que querem visualizar, onde e quando quiserem.O conteúdo transmitido ao vivo continua a registar altos níveis de receptividade quando comparado com o video on demand (VOD). A percentagem de conclusão de visualização de anúncios transmitidos em conteúdos ao vivo é de 85%, cerca de um quarto superior (23%) ao número de anúncios presentes em conteúdos VOD.
Acredita-se que tal aconteça porque os utilizadores entendem que podem perder a oportunidade de assistir ao conteúdo uma vez que é transmitido ao vivo, então estão mais dispostos a permanecerem focados durante os intervalos publicitários.
O formato de anúncio que passa durante o conteúdo do vídeo (midroll) continua a ser a opção mais utilizada e facilmente supera a percentagem de conclusão de visualização nos casos de anúncios preroll ou postroll, transmitidos antes ou depois do conteúdo do vídeo.
Com uma percentagem de conclusão de visualização de 87%, os anúncios midroll gozam de uma taxa de sucesso quase 30% superior face aos prerolls. Este posicionamento é comparável com as pausas de TV tradicionais para a transmissão de anúncios, o que sugere a vontade da audiência em assistir online a anúncios tradicionais de TV.